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Dados do Instituto Clima Tempo confirma fixação de onda de calor para os próximos 15 dias no Sertão Central

 

Como é comum todos os anos o sertanejo convive com ondas de calor altíssimas durante determinados períodos, é o que convivemos atualmente.  De acordo com dados do Instituto Clima Tempo que  confirma mais quinze dias de extremo calor no nosso Sertão Pernambucano, cituação que pode se agravar durante o decorrer do mês.

Essa onda de calor pode provocar urticária ao suor, também podendo apresentar lesões de pele devido ao aumento de temperatura. Algumas pessoas também podem ter aumento de pressão arterial, tontura, dor de cabeça, até podendo desmaiar e desidratação, principalmente em crianças e idosos

Algumas  atitudes são extremamente importantes para nossa saúde e bem estar durante este período do ano.

 8 dicas para manter o bem-estar durante as altas temperaturas

  • 1. Hidratação é ponto essencial

Primeiramente, priorize o consumo de água, água de coco ou água saborizada (com frutas picadas). Essas bebidas são bem simples de serem feitas e trazem incontáveis benefícios. E o melhor de tudo: podem ser preparadas com as suas frutas preferidas!

Então, opte este tipo de líquido para ser ingerido em detrimento às bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados.

  • Ingira alimentos com propriedades antioxidantes

Além de hidratar-se, foque em alimentos com antioxidantes. Eles estão presentes em frutas, verduras e legumes, como brócolis, cenoura, manga, laranja, abobrinha, berinjela, couve, limão, acerola, caju e goiaba. Opções não faltam, aliás há diversidade para todos os paladares.

  • 3. Saúde mitocondrial é essencial para manter o bem-estar

A produção de energia ocorre principalmente nas mitocôndrias, que são como as usinas de energias das células. E manter a saúde mitocondrial em dia é fundamental neste processo. Para isso, conte com resveratrol, encontrado em alimentos avermelhados, em especial, na uva.

  • Opte por refeições mais leves para o almoço e jantar

Da mesma forma que alimentos pesados irão causar muita indisposição, alimentos leves trarão muito mais disposição. Isso tem um pouco a ver com a consciência à mesa. Por isso, prefira saladas bem coloridas e temperadas, uma fonte de proteína e uma fonte de carboidrato. Esse tipo de alimentação mais leve deve ser ingerida, principalmente, à noite. Isso irá interferir até no seu sono.

Ao adotar pratos gordurosos, como uma feijoada ou frituras, automaticamente você fica menos disposto.

  • Não deixe de considerar o magnésio em sua alimentação

Na alimentação, também cogite, como um lanche da tarde, castanhas e amêndoas, além de feijões, lentilha, soja e vegetais verde escuros para acompanhar refeições, pois eles possuem magnésio. Ele é essencial para reduzir a sensação de fadiga, já que o nutriente atua em diversas enzimas responsáveis pela produção de energia

  • E para beber? O que ajuda na disposição?

A resposta é simples: sucos verdes. Eles são ricos em vitaminas e minerais, que ajudam diretamente contra a sensação de estafa causada pelo calor.

Para quem ainda não conhece alguma receita, uma boa é bater com água couve, limão, gengibre e abacaxi

  • A beterraba é um alimento primordial

Ainda no campo da alimentação, a beterraba é uma excelente opção. A raiz funciona como vasodilatador natural, assim permite melhor circulação de oxigênio e nutrientes. A beterraba também é rica em vitaminas do complexo B, pois melhora a performance esportiva.

  • Exercícios físicos ajudam a manter o bem-estar
  • Caso não haja restrição médica, pratique exercícios físicos. Realizar atividades esportivas aumentará a sensação de disposição e são responsáveis também por liberar endorfina, isto é, causa influência direta no hormônio que causa sensação de bem-estar. Claro que não precisam ser treinos pesados evoltados às preparações esportivas.

No entanto, lembre-se: para saber o quanto ingerir de cada alimento e qual melhor se adapta ao seu organismo e necessidade, procure um médico de confiança ou um nutricionista. O acompanhamento médico é fundamental porque lhe passará a segurança para manter-se em dia com a sua saúde.

 

 

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