Nova pagina 1

Um arco-íris é possível em Marte? Nasa explica efeito em foto curiosa tirada pelo robô Perseverance

Por Bruna de Alencar, G1

 


Nasa explica fenômeno óptico visto em Marte — Foto: Nasa

Nasa explica fenômeno óptico visto em Marte — Foto: Nasa

Após a publicação de uma foto da atmosfera de Marte chamar atenção nas redes sociais, a Nasa, agência espacial americana, explicou na terça-feira (6) a origem do fenômeno. Aquilo que muitos acreditaram ser um arco-íris é, na verdade, apenas um fenômeno provocado pelo reflexo da luz na lente fotográfica.

“Arco-íris não é possível aqui (em Marte)“, afirmou a Nasa na conta oficial robô do Perseverance no Twitter. “Arco-íris são criados pela luz refletida em gotículas de água redondas, mas não há água suficiente aqui para condensar e é muito frio para a água líquida na atmosfera. Esse arco é reflexo da lente”, apontou a agência.

Um arco-íris surge quando a luz do Sol atravessa as gotas de água no ar. Na Terra, são comuns após as chuvas. A luz do sol incide sobre as gotículas de água e ocorre a refração, que faz a luz do sol, que é branca, se decompor nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Mas mesmo na Terra que tem as condições necessárias, os arco-íris nem sempre são observados, pois dependem do ângulo de incidência da luz nas gotículas de água na atmosfera e também da posição do observador.

Já o “flare” ou “lens flare” é um “defeito” na captação de uma imagem quando a luz entra pelas extremidades da lente das câmeras. O problema pode causar manchas de diferentes tipos, sendo mais comuns as circulares ou hexagonais.

Nasa divulga vídeo de pouso do robô Perseverance em Marte

Em 18 de fevereiro, pousou em Marte o robô Perseverance, sete meses depois de a missão ter partido dos Estados Unidos. Não é a primeira vez que a Nasa envia robôs ao planeta vermelho.

As missões anteriores constataram que, antes de se tornar um deserto gelado, Marte era quente o suficiente para abrigar oceanos de água líquida. A missão do Perseverance vai agora dar o próximo passo e tentar responder uma das grandes questões da astrobiologia: há sinais concretos de vida microbiana passada em Marte?

O robô também coletará amostras de rochas que serão trazidas à Terra no futuro e testará tecnologias pioneiras para uma eventual presença humana no planeta vermelho.

Faça o primeiro comentário a "Um arco-íris é possível em Marte? Nasa explica efeito em foto curiosa tirada pelo robô Perseverance"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*