Nova pagina 1

Com ajuda do filho, Mestre Jaime se prepara para mais um desfile da bicharada, em Salgueiro, PE

Por G1 Petrolina — Salgueiro, PE

Mestre Jaime se prepara para mais um desfile da

Mestre Jaime se prepara para mais um desfile da “bicharada” no carnaval de Salgueiro

Cerca de cem bonecos gigantes deverão desfilar no tradicional bloco da Bicharada do Mestre Jaime, durante a programação do carnaval 2019 de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A festa terá início no dia 1º de março e segue até o dia 05. O quase centenário Jaime Alves Concerva, ou Mestre Jaime, como é popularmente conhecido, é o criador do bloco.

Mestre Jaime e os bonecos gigantes. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Mestre Jaime e os bonecos gigantes. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Tudo começou ainda em 1946. No início, Mestre Jaime produzia os bonecos à mão e com materiais simples, como papelão, barbante, jornal, goma e tinta. O talento para o trabalho manual se revelava também na costura, através dos cerca de 35 paletós que já confeccionou para uso próprio. “Comecei em 1946. Servi o exército até 1942, aí vim para cá, e daí em diante comecei a botar o bloco na rua. Quando era à tardinha, as famílias botavam as cadeiras na sombra para ver os blocos passarem, porque eram muitos”, lembrou.

Mestre Jaime com a Bicharada, em Salgueiro. — Foto: Ivo FerrazMestre Jaime com a Bicharada, em Salgueiro. — Foto: Ivo Ferraz

Mestre Jaime com a Bicharada, em Salgueiro. — Foto: Ivo Ferraz

O nome “bicharada” faz alusão às máscaras de bicho produzidas por Mestre Jaime, para o bloco, que hoje também conta com bonecos em forma de pessoas. No entanto, mais de 60 anos depois do primeiro desfile, o bonequeiro, hoje com 96 anos, não produz mais, devido à idade. O trabalho fica nas mãos de familiares. Um deles é o filho, Jaime Concerva. O professor é um dos responsáveis por manter viva a tradição da bicharada.

“Eu, na verdade, nasci três anos após a fundação do bloco, e aí já fui crescendo no ateliê, mexendo em barro, gomas, grudes. E essa atividade durante todo esse período faz com que você goste da coisa e não saiba nem sair mais. Eu profissionalmente não dependo disso, mas como diversão e emoção, e como prazer pessoal, eu adoro estar mexendo nesses bichos do mestre”, enfatizou.

Mestre Jaime e Jaime Filho. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Mestre Jaime e Jaime Filho. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

A idade também impede o Mestre Jaime de desfilar a pé pelas ruas de Salgueiro, junto com a bicharada, como antes. Assim como 2018, este ano o bonequeiro irá desfilar em um carro alegórico especial e adaptado, para aproveitar a festa que mais gosta..

“No ano passado, ele já não tinha essa estrutura para sair a pé. Então, a gente teve a ideia de fazer um micro carro alegórico tipo carrinho de supermercado, pequeno, e a gente fez a forma de um Calhambeque 29. Esse ano, a gente quer voltar às origens, trazer um animal da fundação do bloco, um animal que tenha a cara dele. Esse ano ele vai sair num carro alegórico conduzido pelo povo, e tendo a sensação que ele está sobre um pavão”, explicou.

Mesmo no auge dos seus 96 anos, recém-completados, a vontade de viver a magia do carnaval fala mais alto para o eterno carnavalesco Mestre Jaime. “Sempre gostei, e agora eu tenho poucos anos pra viver, e continuo gostando”, afirmou.

A Bicharada do Mestre Jaime sairá pelas ruas de Salgueiro no dia 03 de março (domingo) e também na terça-feira de Carnaval, dia 05.

Faça o primeiro comentário a "Com ajuda do filho, Mestre Jaime se prepara para mais um desfile da bicharada, em Salgueiro, PE"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*