Nova pagina 1

Tragédia em Brumadinho: 58 mortes confirmadas, 19 corpos identificados; lista tem 305 pessoas sem contato; SIGA

RESUMO

  • Barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região.
  • Até o momento, há confirmação de 58 mortos; 19 foram identificados; há 305 desaparecidos, e 192 pessoas foram resgatadas vivas.
  • Buscas entraram hoje no quarto dia; 130 militares de Israel chegaram a MG na noite de domingo e darão apoio aos bombeiros.
  • Lama removeu pousada do local em que ela ficava, segundo os bombeiros; havia 35 pessoas no local; pontos da cidade seguem ilhados.
  • Vale suspendeu pagamento de dividendos e de bônus a executivos, e criou comitês para ajudar vítimas, reparar danos e descobrir responsáveis.

ACOMPANHE

Equipes de resgate seguem buscas por vítimas e sobreviventes após rompimento de uma barragem da mineradora Vale

Equipes de resgate seguem buscas por vítimas e sobreviventes após rompimento de uma barragem da mineradora Vale (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ainda não se sabe quanto tempo israelenses ficarão no terreno, diz porta-voz dos bombeiro

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse em SP que executivos da Vale também podem ser penalizados pela tragédia em Brumadinho.

“Em primeiro lugar devemos tratar da responsabilidade do tocante à indenização das famílias”, disse. “As famílias estão muito preocupadas  com os entes queridos, é preciso localizá-los, dar certeza sobre o paradeiro de cada um, mas é preciso também que elas tenham algum tipo  de socorro. Muitos perderam o modo de trabalho, o modo de financiamento de suas vidas. Mas também é preciso ter uma responsabilidade séria do ponto de vista indenizatório da empresa que deu causa a este  desastre e também promover a persecução penal de pessoas e indivíduos, que precisam ser responsabilizados por esta falha.”

De acordo com o coronel Golan Vach, que lidera a missão israelense, os equipamentos trazidos por Israel já vieram em condição de pronto emprego e adaptação para uso já está sendo feita, inclusive com a ajuda de militares que estão em Israel.

Coronel israelense fala sobre missão em Brumadinho

Romeu Zema, governador de MG, diz que prioridade é “ir atrás de sobreviventes e vítimas”:

 Romeu Zema diz que exército de Israel já está atuando na tragédia de Brumadinho

Dentre os 305 desaparecidos após o rompimento da barragem está o pai do vendedor Reinier Faustini Pereira, de 31 anos, que mora em São José do Rio Preto (SP). Desde a tragédia, o filho não consegue falar com Carlos Roberto Pereira, de 61 anos. “Tento ligar para ele até hoje.”

Filho procura pelo pai, Carlos Roberto, que trabalhava na Vale em Brumadinho

Filho procura pelo pai, Carlos Roberto, que trabalhava na Vale em Brumadinho (Foto: Arquivo Pessoal)

Buscas foram retomadas nesta segunda-feira em Brumadinho, na Grande BH
Bom Dia Minas

Faça o primeiro comentário a "Tragédia em Brumadinho: 58 mortes confirmadas, 19 corpos identificados; lista tem 305 pessoas sem contato; SIGA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*