Nova pagina 1

Tatuagem realista reconstrói mamilos de mulheres com câncer: ‘melhorou minha autoestima’

Por Igor Jácome, G1 RN

Imagem mostra antes e depois de tatuagem realista que reconstruiu auréola e mamilo de seio de paciente de câncer em Natal — Foto: Real Studio Tattoo/Cedida

Imagem mostra antes e depois de tatuagem realista que reconstruiu auréola e mamilo de seio de paciente de câncer em Natal — Foto: Real Studio Tattoo/Cedida

Um pedido aparentemente inusitado foi transformado em projeto social em um estúdio de tatuagens em Natal. Usando a arte do desenho realístico na pele, ele recria a auréola e o mamilo dos seios de mulheres que precisaram fazer a retirada total da mama – chamada mastectomia – durante o tratamento contra o câncer. O serviço gratuito, que começou há menos de um mês, já tem fila de espera.

A professora aposentada Anameire Barata, de 54 anos, que trata de câncer de mama e outro de pulmão há 7 anos, foi a inspiração para o tatuador Ruy Pinheiro. Em novembro passado, seis anos após tirar a mama e quatro após implantar uma prótese de silicone, ela resolveu procurar o profissional. A sugestão partiu da filha dela, Anna Elisabeth, de 23 anos, que já era cliente do estúdio.

“O olhar é diferente. Nunca tive baixa autoestima, mas isso melhorou, aumentou ainda mais minha autoestima. Foi algo especial, me emocionei, não esperava que ficasse tão perfeito. Quem olha, acha que é real”, diz Anameire.

Trabalhando profissionalmente com tatuagens há 11 anos, e voltado para a arte realista, Ruy Pinheiro conta que, ao conhecer a história da professora, se prontificou a fazer o trabalho sem custos.

“Depois que eu fiz a tatuagem, a reconstrução, o resultado foi tão emocionante, com a reação dela, que me motivou a transformar a vida de outras mulheres. Eu, como homem, não tenho condições de descrever toda a plenitude, mas fiquei muito comovido”, conta.

Ruy publicou o resultado em uma rede social e a história também se espalhou pelo “boca a boca”. A ideia dele é continuar atendendo as mulheres de forma gratuita, sendo duas por mês. Já existem quatro na fila de espera. A prioridade é para quem não tem condições de pagar pela arte.

Professora Anameire Barata, reconstruiu seio após fazer mastectomia durante tratamento de câncer, em Natal. 'Não doeu nada' — Foto: Cedida

Professora Anameire Barata, reconstruiu seio após fazer mastectomia durante tratamento de câncer, em Natal. ‘Não doeu nada’ — Foto: Cedida

Especialmente por ser sobre a prótese, que não tem terminações nervosas, a tatuagem é indolor e rápida. “Demorou pouco mais de duas horas e não doeu nada nada”, conta Anameire.

Segundo o profissional, não existe contraindicação, mas o ideal é que haja o intervalo de pelo menos um ano entre a mastectomia e a tatuagem reparadora.

“Fiz uma tatuagem fiel e extremamente realista, comparando com o outro seio dela e ela gostou muito”, explica o tatuador, sobre a primeira participante do projeto.

As interessadas podem procurar o Real Studio Tattoo na Afonso Pena, 433, no bairro Petrópolis, Zona Leste de Natal.

Faça o primeiro comentário a "Tatuagem realista reconstrói mamilos de mulheres com câncer: ‘melhorou minha autoestima’"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*